VILLAGIO DI CARRARA

Endereço: Alameda Alceu Wamosy, 166

Cidade: Porto Alegre/RS

Data da construção: 2004/2005

Características: Pavtos: Térreo, 14 Pav. Tipo, 2 Subsolos 14 Apts, 3 suítes com gabinete e dependência de serviço

Crédito das fotos: Glauco Arnt

O Villagio di Carrara é um edifício residencial de alto padrão, localizado no bairro de Três Figueiras, região nobre de Porto Alegre – RS.
Com 14 andares e um apartamento por pavimento, as unidades contam com uma ampla área social, três suítes, um gabinete, área de serviço e quatro vagas na garagem.

A questão:
Obter o máximo aproveitamento do lote destinado à construção do edifício, que apresentava um formato peculiar: a formas de um quarto de circunferência.
Para agravar a complexidade do projeto, o lote dispunha de apenas três faces e justo a maior delas, de formato curvilíneo, fazia divisa com a via pública, estando sujeita, portanto, aos recuos para a entrada e acesso ao edifício.

A solução:
Foi desenvolvido um projeto que se adaptasse ao formato semicircular do terreno. A planta e volumetria propostas acompanharam o traçado da área, dando origem a um projeto diferenciado, com formatos curvos que se contrapõem às linhas retas.
Para otimizar o aproveitamento do lote e preservar o alinhamento com as duas laterais menores do terreno, a construção foi concebida em blocos: o setor social, em formato curvilíneo, deveria fazer a ligação entre os dormitórios, com formato retangular, e a circulação vertical de serviço, uma fachada cega com forma ligeiramente pontiaguda.
O setor social, posicionado na parte frontal do terreno, foi concebido ainda para dispor de amplo espaço, ótima orientação solar e vista para uma zona de proteção ambiental.
Em relação aos acabamentos, a opção por tons claros contribuiu para a leveza da construção, fazendo uma composição suave, que valoriza as formas curvilíneas da área